2011 - Bem Vindos!!!

Mais um ano! Muitas experiências foram aqui compartilhadas. Vamos continuar ligados neste cantinho, visualizando as belezas que a Arte e a Educação podem nos proporcionar, para todos nós amantes da "arte no bem".
Poesia, música, literatura, dança, teatro, escultura, pintura, arte digital, arte das boas vibrações...e muito mais!
Que neste ano de 2011 nos apropriemos cada vez mais de boas leituras e de muitas experiências que nos ajudarão a crescer....

23/12/2009

Espaço de Diálogo com a Pedagogia Social


"No Brasil, os contornos iniciais da Pedagogia Social circuscrevem o universo conhecido como Educação não-formal, as práticas educativas desenvolvidas por movimentos sociais, organizações não-governamentais, programas e projetos sociais, sejam eles públicos ou privados.
Este amplo universo das práticas de Educação não-formal congrega intervenções de natureza sociopedagógica nas áreas de meio ambiente, saúde, direitos humanos, cidadania, alimentação, trânsito, formação profissional, empreendedorismo, artes, cultura, esporte etc., além das atividades subsidiárias e complementares à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior.
A institucionalização da Pedagogia Social no Brasil, como área de formação do educador social, educador comunitário, educador popular ou outra denominação que se queira usar, deve ter em vista sua formação pedagógica e o compromisso com a regulamentação de sua profissão, com vistas à superação da falta de identidade profissional, da precariedade das condições de trabalho e da insegurança jurídica em que milhares de homens e mulheres são obrigados a trabalhar.
O Livro de Pedagogia Social cumpre os propósitos de apresentar ao Brasil a Pedagogia Social, sua história e evolução, seus fundamentos teóricos e metodológicos, suas técnicas de trabalho, e de apontar as contribuições que pode dar para elevar a qualidade da Educação e da escola ao padrão de qualidade desejável."
Dando concretude a esta proposta será ministrado na Faculdade de Educação da UFF, um Curso de Extensão usando como metodologia seminários e grupo de estudos sobre o livro, tendo como consultor o Profº Dr. Roberto da Silva da USP sob a coordenação de Professores da UFF e do "Projeto Pipas".
Em breve estaremos divulgando o cronograma do curso de extensão, endereço e demais informações pertinentes a essa realização.
Nós da Casa de Cultura Espírita do Est. Rio de Janeiro em parceria de apoio a esta iniciativa, abrimos este espaço como um "Espaço de Diálogo com a Pedagogia Social" por entendemos ser urgente e mergente estas reflexões a todos aqueles que atuam com crianças em situação de vulnerabilidade social e estão ávidos a agregarem valor as suas práticas.
Mantenham contato conosco e façam deste espaço um lugar de diálogo, compartilhamento e humanização das nossas ações educativas.

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o "Grupo de Estudos sobre Pedagogia Social"

Público álvo: pessoas interessadas pelo tema, educadores e cuidadores de crianças em situação de vulnerabilidade social.
Duração: março à novembro de 2010
Período: todas as terceiras 5ª feiras de cada mês
Início: 18/03/2010
Horário: 11h as 13h
Local: UFF – Universidade Federal Fluminense
           Faculdade de Educação
           Bloco D - sala 216
           Campus da UFF - Gragoatá - Niterói/RJ
Pré-requisito: Aquisição do livro "Pedagogia Social" que será disponibilizado no 1º encontro.


Ao fazer sua inscrição não deixe de fornecer seu nome completo, end., tel., e-mail, formação, área de atuação, Instituição a que pertence (Instituição religiosa, Escola, Abrigo, etc.)

4 comentários:

Anônimo disse...

maneiro

Unknown disse...

Abre-se uma excelente oportunidade p/ todos que
trabalham c/ cr/adol, sobretudo em açoes complementares a esc, abrigos,adolesc que
cumprem medidas socioeducativas

Anônimo disse...

Acho que este trabalho será muito bom e de grande esclareicmento.

Marcos André

Cintya Veiga AS disse...

Uma oportunidade impar de se construir um novo olhar, sobre o imenso desafio à racionalidade que já não dá conta da realidade que se apresenta em nossa vivencia sócio-educativa.